Outros posts sobre Saúde

Cuidados para trabalhar sentado




Existem certos princípios básicos, que devem ser considerados na concepção de qualquer posto de trabalho sentado, especialmente para aqueles que trabalham com monitores.

Utiliza-se como critério os ângulos de conforto no limite dos quais as diversas partes do corpo podem desenvolver melhores condições com menor esforço e constrangimento possível.

Em vários estudos realizados revelou-se relações estreitas entre adopção de posturas com diferentes amplitudes de ângulos ao nível do pescoço, antebraço-mão, e a incidência de desconforto físico músculo-esquelético.

A flexão da cabeça não deve ultrapassar os 30º. Caso isto aconteça provoca demasiada tensão e dor muscular ao nível do pescoço que pode irradiar para o ombro. Estes sintomas aumentam proporcionalmente com o aumento da flexão.

No que respeita a articulação do cotovelo o ângulo entre o braço e o antebraço deve ser superior a 70º, o punho deve estar na posição neutra de forma a não provocar pressão nos tendões da mão. Deve ser evitada a sustentação freqüente ou prolongada dos braço, de modo a não provocar na coluna uma grande carga estática de sustentação e para não dar origem a dores musculares ao nível dos ombros.

A mão não deve ter desvios laterais (cubital ou radial) pois estes podem causar a médio prazo dor e inflamação dos músculos do antebraço e estruturas associadas.


Tenha um programa de Exercícios Laborais para sua empresa! Clique aqui pra saber mais!

Dicas para profissionais:
  • Como montar Projetos de Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte
  • Livros sobre Ginástica Laboral
  • Curso online de Pilates Laboral
  • Grupo de Whatsapp

  • Comente:

    Nenhum comentário